Desafios & Oportunidades

surreal

Há pouco tempo, em uma rede social, li uma frase que dizia: “Quanto mais desafios você encontrar mais forte você será”.

Nada errado, mas concordo em parte, pois vejo como insuficiente.

Desafios não significam necessariamente aprendizados ou aproveitamentos. Eles são conjunturas que cada um encontra conforme a própria história. O que e como será feito, virá da vontade e do caráter pessoal, que determinam as conquistas a serem atingidas. A grande (massacrante) maioria encontra com seus desafios (oportunidades) e vira as costas para eles. Os veem como problemas, os tratam de maneira indevida – o que não gera resultado, tampouco aprendizado, retirando a possibilidade da pessoa ficar mais forte. Só têm olhos para as “boas” oportunidades, prontas de preferência.

É assim que aparece a desilusão e outra perda de oportunidade. Desilusão é a retirada da ilusão – é boa, não é ruim. Quando chega a desilusão, se desfaz o véu do que estava sendo visto e tratado de forma inadequada, com perspectivas e resultados ilusórios.

Como escrevi no meu livro Anonimato: Boas oportunidades vêm mascaradas. São desafios em forma de “problemas”.

Grandes desafios vêm através de pessoas ou situações difíceis, que inevitavelmente passam pela vida de qualquer um. São aqueles que mais ensinam, apesar de não serem vistos desta forma. A ideia é que cada pessoa ou situação que boicota esforços, tem algo a ensinar, a função de testar a paciência, a força, o caráter e a coerência para dinamizar e acelerar o processo de crescimento interior. Ficar consciente deste processo traz consideráveis benefícios.

No livro “O Fogo Interior” Carlos Castaneda aborda algumas destas grandes oportunidades. As chama de “pequenos tiranos”, conceito aprendido com Don Juan Maltus, um velho índio Yaqui, em sua busca pela libertação íntima. Vale a pesquisa!

 

Cast-FogoInterior

Não são os desafios que deixam a pessoa mais forte. Ela se fortalece e cresce quando muda seus paradigmas e transforma os “problemas” em oportunidades. O que faz de uma pessoa uma pessoa de valor está além das escolhas que ela faz. É como ela decide (intencionalidade) que estas escolhas irão terminar e o caminho para atingir este objetivo.

Ela não desiste, fica mais forte, se torna uma consciência mais saudável e conquista melhores resultados.

“Um erro é uma oportunidade de mudança em andamento.”

Curta, que quando você curte você mexe com a gente! 😉

🚮

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s