COMPREENSÃO E EXPANSÃO

universo_homem_só“Uma grande conquista humana: saber compreender e respeitar o diferente momento evolutivo em que cada ser se encontra.”

O processo evolutivo consciencial se dá através de pura expansão, de dentro para fora, pois toda mudança começa entre a pessoa com ela mesma.

Primeiro, e acima de tudo, eu começo a me entender, me aceitar, a viver bem comigo mesmo, para em seguida virem aqueles que estão mais próximos, em estreita ligação de identificação, de semelhança frutos de muitas experiências conjuntas e por isso mesmo formam a minha atual família.

Continuo o processo, entendendo cada etapa, me reconhecendo cada vez mais, expandindo minha percepção, minha tolerância, a compreensão e aceitação com aqueles que escolhi como amigos, que fazem parte dos meus círculos há “algum tempo”.

A expansão continua para o bairro onde vivo, para a minha cidade, estado e país. Neste processo, cada melhoria da compreensão, da tolerância, da aceitação reduzem o egoísmo, sutilizam minhas energias que passam a se expandir mais facilmente, acompanhadas dos atributos conquistados e aplicados ao principal foco do processo: assistência mais eficaz a todo aquele que está ao meu redor. Sem eles, conquistados através de muita autopesquisa, coragem e resiliência, o processo não evolui.

Assim, em determinado momento, passo a ter o vislumbre do que é esta minha grande família planetária, a ponto de distinguir, compreender e aceitar a todos, como única essência. Zero grau de preconceito, independentemente de serem humanos, sub-humanos, vegetais, microscópicos, minerais ou seja lá o que existir mais, nas diversas dimensões ao meu redor.

Em algum momento deste processo, após milênios, estarei preparado para o completo entendimento e aceitação da real família: a universal. Mais ampla e mais em conta ao conceito de policarmalidade*.

Quem sabe, então, terei alcançado uma pequena capacidade de compreender o que está além do nosso universo, e que outras famílias podem nos aguardar.

*Qualidade consciencial da pessoa em expressar seu nível de assistência maxifraterna, expandida, ampla e atacadista, sem interesse em retorno pessoal.
Deixe seu comentário

